Ematerce participa de Intercâmbio Técnico no estado da Paraíba

23 de fevereiro de 2022 - 14:58 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A técnica de base do Programa Ater Mais Gestão (Assistência Técnica e Extensão Rural/Zona Norte), Antonia Selma Castro Alexandrino, e Inucência Fernandes Freire Linhares participaram de um Intercâmbio, ocorrido na Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar – Copaf – localizada no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, estado da Paraíba. Presentes, também,  30 cooperados da Cooperativa de Santana do Acaraú-Coopasa e três representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na oportunidade, houve visita ao entreposto de ovos, ao abatedouro de frangos, à fábrica de ração e à agroindústria de bolos. Os visitantes foram recebidos pelo cooperado Wendel, que apresentou todo o trabalho da cooperativa, com 180 cooperados, cuja maioria trabalha com frango de corte.

Segundo informou Selma Castro, em 2005, a Copaf foi instituída, passando a comercializar frangos abatidos, para o programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – doação simultânea – e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Acrescentou que, mediante a vinda de selos, em todos os níveis, as dificuldades foram surgindo. Com a pandemia os programas governamentais pararam no estado, ficando difícil colocar o frango, no mercado privado, sendo, então, o abatedouro fechado.

Hoje a cooperativa possui o SIF – Selo de Inspeção Federal – emitido pelo Mapa- (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O primeiro lugar visitado foi o entreposto de ovos, que recebe toda a produção de oito cooperados, é feita a classificação dos ovos, por tamanho, são embalados, rotulados e comercializados para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, entregues em um caminhão de propriedade da Copaf.

Disse mais Selma que, atualmente, o produto, carro-chefe da cooperativa, é o ovo. No entreposto, trabalha uma veterinária (Responsável Técnica), responsável por todo o processo do manuseio do ovo, desde a chegada à recepção, até à saída para comercialização. Salientou, também, que todas as boas práticas de higiene passam pela (responsável técnica), que fica, no entreposto, uma vez por semana. Importante mencionar que todo o trabalho, executado dentro do entreposto, é monitorado, por meio de planilhas, sendo feita análise periódica da água e do ovo, tudo visando à qualidade do produto.

A Copaf dispõe, também, de um representante comercial, responsável por toda a logística da comercialização, desde a divulgação do produto até à entrega, tendo a Rede de Supermercados Carrefour como maior cliente. Adiantou que o abatedouro de frangos, com capacidade para abater 1.000 frango/hora, passou dois anos fechado, porém está voltando gradativamente a operar. Neste ano, por causa da pandemia, a fábrica de bolos foi desativada, provisoriamente, mas organiza-se, para voltar a produzir. Já, na fábrica de ração, é processada toda a ração para os cooperados, os quais trabalham com aves de postura a fim de que haja o mesmo padrão na alimentação das aves.

Selma fez, ainda, questão de destacar que, no encerramento do intercâmbio, houve reunião, com a presidente da Copaf, Sra. Nazaré, ocasião em que fez um resgate da história da cooperativa, relatando as dificuldades e desafios encontrados ao longo da caminhada. Sempre falando da importância da união e do compartilhamento das ações, dentro da cooperativa, além da participação, isto é, produzir sentindo a necessidade do cliente, aprimorando, assim, a qualidade do seu produto.

Ao encerrar suas declarações, afirmou que o intercâmbio despertou, nos cooperados da Coopasa (Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú), o sentimento de serem capazes de crescer e tornar-se uma referência no município, conforme depoimentos na avaliação do evento. Selma ressaltou, em seguida, que, para os técnicos de ATER (Programa Ater Mais Gestão) foram muito importantes as experiências, vivenciadas, no empreendimento visitado, tendo a certeza de que podem contribuir, no tocante ao alcance dos objetivos traçados pela Coopasa.