Crato-CE: Ematerce inicia ciclo mensal de palestras técnicas

27 de abril de 2022 - 14:54 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório do Crato-CE, realizou, em 25 de Abril de 2022, a primeira palestra de um ciclo mensal, com a finalidade de trocar experiências e aprofundamento técnico dos profissionais do escritório.

A primeira palestra abordou o tema Manejo Apícola, realizado pelo gerente local, Antonio Porto, e a concludente em Zootecnia, Laiane Ferreira, quando destacou seu trabalho de conclusão de curso, ou seja, o ataque do ácaro varroa destructor, em apiários, formas de manejo adequado e ações futuras. Saliente-se que Laiane Ferreira faz parte de um edital de chamada pública, intitulada Mulheres no Campo, em parceria com o IFCE-Crato e a Ematerce, que recebeu duas profissionais, no edital, para trabalharem até o o próximo mês de novembro.

De acordo com Porto, a segunda parte da palestra, ministrada pelo gerente local, abordou ações, em manejo apícola sustentável, pautando no viés social, econômico e ambiental, com práticas adequadas ao pequeno apicultor. Acrescentou terem sido agendadas outras palestras técnicas, como o Crédito Rural, Avicultura, Horticultura, Apicultura Básica, Irrigação e Drenagem, Custos na Atividade Piscícola, Segurança Alimentar e Nutricional, a serem apresentadas pelos profissionais do escritório da Ematerce, a partir do mês de maio, sempre na última semana.

O gestor da Ematerce adiantou que essa metodologia pretende atender a alguns temas, relevantes, para os trabalhos locais, visando dar celeridade às ações de assistência Técnica e extensão rural (ATER), além de darem oportunidades, com vistas à ampliação de conhecimentos, por parte dos novos contratados e dos técnicos dos escritórios de Crato e de Farias Brito.

Informou Porto que se trata de capacitação continuada, cujo processo de aprendizagem é compartilhado, mediante a  a troca de saberes, entre os membros da equipe, quando todos ganham, principalmente, os agricultores e agricultoras familiares, que serão beneficiados com ATER de qualidade. Sugere, ainda, que o exemplo seja seguido e planejado, conforme as peculiaridades de cada região do Estado.