SDA , Ematerce e Idace promovem seminário sobre Agroecologia e Convivência com o Semiárido

7 de dezembro de 2023 - 11:27

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom

Legenda:Presidente da Ematerce, Inácio Mariano na abertura do Seminário.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce e o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – Idace, promovem nos dias 07 e 08 de dezembro de 2023, no auditório da SDA, o Seminário sobre o Fortalecimento de Politicas Públicas Agroecológicas e Convivência com o Semiárido no Sistema SDA, quando os técnicos dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Agricultura, discutirão com profundidade os problemas e as possíveis soluções para o desenvolvimento e fortalecimento da agroecologia, na agropecuária do Ceará. O objetivo do evento é promover a socialização das ações da agroecologia e convivência do agricultor com o semiárido, entre as coordenações da SDA, os escritórios locais e regionais da Ematerce, com o intuito de subsidiar as reflexões para construção de amplo plano de ação.

Legenda: público do Seminário.

Participaram da abertura do Seminário o Secretário-Executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto, o Presidente da Ematerce, Inácio Mariano, o Presidente do Idace, João Alfredo, o Secretário-Executivo de Agroecologia, Pedro Neto e também autoridades representando a Universidade Federal e outras entidades envolvidas no assunto.

O Ceará tem se destacado, na última década, em relação às ações agroecológicas e convivência com o semiárido, graças a um esforço conjunto entre os movimentos sociais, ONG’s e politicas governamentais. Podemos citar o uso de sementes crioulas, o plantio intensivo do algodão agroecológico, sistema mandala e o fortalecimento da agricultura familiar.

Programação

O Seminário sobre Agroecologia está sendo realizo nos dias 07 e 08 de dezembro, e cumprirá a seguinte programação: dia 07/12- após a abertura, serão apresentados os seguintes temas: Conhecendo as Ações de Agroecologia do Sistema SDA e Ematerce (coordenação- Fernanda Aquino e Áricles Queiroz), A Agroecologia como Política Pública Emancipatória, pelos professores da Universidade Federal do Ceará- UFC, Guilhermo Gemarra e Gema Galgame. No dia 08/12, a programação iniciará com tema: “Mística de Integração”, coordenado pelo representante do MST; Conhecendo a Campanha: Politicas Públicas de Agroecologia na Boca do Povo- apresentado pela ARCA- Articulação Cearense de Agroecologia. Dialogo sobre Políticas Públicas e seus Instrumentos Políticos e Legais que Fortalecem as Ações de Convivência com o Semiárido, apresentado por Cássio Trovato, Pedro Neto e Marcos Jacinto. O Estado da Arte e Portaria que Fortalecem as Ações de Agroecologia e Convivência com o Semiárido no Ceará, por Pedro Neto e Alessandro Nunes, é o último tema apresentado no Seminário encerrando, assim, a programação.