Sistema de reúso da água é assistido pela Ematerce em plantio de hortaliças e frutas

13 de dezembro de 2023 - 09:47

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce de Limoeiro do Norte- Ceará

Legenda:Produtores Samuel Costa e Maria Rubelândia, acompanhados dos técnicos da Ematerce, Aline Mara e Ivone Lima.

No município de Limoeiro do Norte-CE, distrito do Bixopá, na comunidade de Canafístula, a família do jovem casal, Samuel Costa Eduardo e Maria Ruberlânia Oliveira da Silva, foi contemplada, em julho de 2022, com a implantação do sistema Bioágua, tecnologia financiada por meio do Instituto Brotar- Instituto de Desenvolvimento e Formação Cidadã -, via convênio do Banco do Nordeste e Fundeci – Fundo de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação. A Ematerce, por meio do escritório local de Limoeiro do Norte – CE, é parceira desse projeto com a responsabilidade de indicar os contemplados e assistência técnica e extensão rural para a família.

O fomento deu suporte para a implantação do sistema bioágua, desde encanação, cimento, madeira, telhas, motobomba e mangueiras com gotejamento para irrigação, até algumas mudas de fruteiras, sementes e as minhocas para o minhocário, abrangendo uma área de 240 m². A contrapartida da família foi a mão de obra e a acolhida dos construtores com hospedagem e alimentação.

Legenda: Sistema bioágua em implantação, na comunidade Canafistula, em Limoeiro do Norte-CE.

O sistema Bioágua é uma tecnologia social de convivência com o semiárido e funciona através do reúso da água doméstica (pia de lavar louças, banho e lavagem de roupa), para irrigação de hortaliças, fruteiras e outras culturas agrícolas. Esse projeto vem sendo bastante aplicado, na zona rural, lugares de difícil acesso aos serviços públicos de saneamentos básicos.

Algumas das vantagens desse projeto é a melhoria sanitária das famílias, que descartam, de maneira inapropriada, essa água,no fundo do quintal, ocasionando lama e proliferação de insetos. Com o sistema Bioágua de reúso, essa água passa por um sistema de filtragem, limpeza e armazenamento para irrigação. Outra vantagem é a melhoria da alimentação das famílias que ganham diversidade alimentar, na sua mesa, com alimentos produzidos por elas e livres de agroquímicos, com o uso de defensivos naturais, como nim, biofertilizante e  húmus, havendo, assim, a possibilidade de venda do excedente da produção e o aumento da renda das famílias beneficiadas.

Atualmente, a Ematerce, escritório de Limoeiro do Norte-CE, presta assistência técnica para o bom funcionamento dessa tecnologia, por  meio dos técnicos Aline Mara (Engenheira Agrônoma), Vando Dias (Assessor Regional) e Ivone Lima (Assistente Social). Com elas, é cultivada uma diversidade de plantas, como: macaxeira, fruteiras (goiaba, limão, pitaya, etc.), hortaliças, a exemplo de: tomate, pimentão, pimentinha, cebolinha, alho, e algumas plantas medicinais, tipo hortelã, babosa, capim santo e corama.

Outro produto ofertado a partir do bioágua, é o húmus de minhoca, produzido pela ação desses seres, que decompõem a matéria orgânica e geram o substrato rico em nutrientes usados como adubos naturais nas plantas. O adubo produzido pelas minhocas é vendido para outros produtores, servindo também como mais uma fonte de renda para os beneficiados.

Recentemente, a família participou da Feira Municipal da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, em Limoeiro do Norte-CE, comercializando, além de frutas e hortaliças orgânicas, húmus de minhoca e queijo de coalho, produzido por ela, mediante o processamento do leite de animais que eles criam. As feiras são uma forma de vender a produção, visto a comercialização ainda ser um gargalo na Agricultura Familiar.