Centro de tecnologia em cultivo protegido do Ceará é apresentado pela SDE à Ematerce

13 de dezembro de 2023 - 14:52

Jornalista: Samuel Linhares

Em uma reunião realizada hoje, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi apresentado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) o ambicioso projeto do Centro de Tecnologia em Cultivo Protegido (CTCP) para o estado do Ceará. O encontro contou com a presença de importantes autoridades, destacando-se Sílvio Carlos, Secretário Executivo de Agronegócio da SDE, Inácio Mariano, Presidente da Ematerce, e outros membros-chave, como Itamar Lemos, Diretor Técnico, e Vitor Alves, Gerente da Regional de Sobral e especialista em cultivo protegido.

O projeto, apresentado pelo Secretário Executivo da SDE, Silvio Carlos, tem como objetivo central a implantação do CTCP em Barbalha/CE, com unidades avançadas nas regiões da Ibiapaba e Baturité. A proposta visa disseminar tecnologias no estado, capacitando produtores e técnicos sobre o cultivo protegido, com foco em aumentar a produtividade e agregar valor aos produtos cultivados.

O CTCP, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), será desenvolvido em parceria com a Embrapa, UFC, ESALQ/USP, além de instituições de ensino superior da Califórnia e Holanda. Com uma área de sete hectares, o centro atuará como um polo de pesquisa, capacitação e demonstração de tecnologias avançadas, especialmente no que diz respeito ao cultivo protegido em estufas.

Durante a reunião, foram discutidos os encaminhamentos da atuação da Ematerce no projeto, desde a implantação do CTCP até a difusão tecnológica por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), priorizando regiões de serra e semiáridas. Um acordo de cooperação técnica entre Ematerce e SDE está em fase de elaboração.

Esse projeto promissor não apenas visa impulsionar a produção agrícola cearense, mas também coloca o estado na vanguarda da inovação e sustentabilidade no setor agropecuário. A parceria estratégica entre órgãos governamentais e instituições de pesquisa promete abrir novos horizontes para o desenvolvimento agrícola no Ceará.