Agricultura familiar Cearense na Expocomer: missão promove comércio global

5 de março de 2024 - 08:59

Jornalista: Samuel Linhares

Agricultores familiares do Ceará estão prestes a conquistar uma oportunidade única de expansão nos mercados internacionais, graças à participação da Adece/SDE, Projeto São José/SDA e Ematerce na Expocomer, na Cidade do Panamá.

O impulso para essa iniciativa veio após a bem-sucedida presença da Ematerce/PSJ/SDA na 18ª Feira Internacional de Logística – EXPOLOG. Durante esse evento, um contato estratégico com Valéria Costa, CEO da Lima Costa S/A, abriu portas para a exportação de produtos da agricultura familiar cearense para o Panamá, com ênfase em castanha de caju e mel.

O objetivo é claro: promover e incluir a agricultura familiar cearense no comércio internacional, por meio de acordos bilaterais entre Ceará e Panamá. Além da exportação de produtos, busca-se a transferência de tecnologias e a prestação de serviços, visando fortalecer esse setor tão crucial da economia.

A agenda da Missão Técnica inclui reuniões com instituições panamenhas e cearenses importantes, com o intuito de estabelecer parcerias e discutir estratégias para o desenvolvimento do setor agrícola. Destacam-se encontros com o PROPANAMA, Ministro Conselheiro Carlos Salcedo, Banco Mundial, Ministério da Agricultura e IDIAP.

A delegação cearense é composta por representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (ADECE), Secretaria do Desenvolvimento Agrário/Projeto São José, Empresa de Assistência e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) e cooperativas locais. Presentes na representação da Ematerce estão o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, e o engenheiro agrônomo Fuad Nogueira.

O período da Missão é de 03/03/24 a 08/03/20. Esta missão representa um passo crucial para fortalecer as relações econômicas entre o Ceará e o Panamá, abrindo novas oportunidades para os agricultores familiares cearenses no mercado internacional. Acompanhe essa jornada em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo da agricultura familiar!