Governo do Estado, SDA e Ematerce atendem a 155 mil agricultores com sementes selecionadas

12 de março de 2024 - 08:30

Jornalistas Edilmo Gurgel e Augusto Brandão - Ascom da Ematerce. Fotos: Arquivo Ascom Ematerce

Técnicos da Ematerce entregando sementes selecionadas a agricultores inscritos no programa Hora de Plantar.

O Governo do Estado do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Rural – SDA e a Ematerce, no início do ano, lançaram o Programa Hora de Plantar que objetiva a distribuição de sementes selecionadas, mudas de fruteiras e de madeiras nobres, para os pequenos agricultores familiares de todos os municípios do Ceará, exceto Fortaleza-CE e Maracanaú-CE. O Programa Hora de Plantar, versão 37ª, safra 2023/2024, está contemplando 155.000 agricultores familiares. Os recursos de R$ 26,0 milhões, foram repassados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza e pelo tesouro do Estado, ficando a coordenação do programa com a SDA e a execução com a Ematerce.

Cabe à Ematerce, com a ajuda dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Secretarias Municipais de Agricultura, a distribuição das sementes e mudas colocadas à disposição do programa. Fica com a Ematerce a responsabilidade dar assistência técnica e extensão rural aos contemplados e incentivá-los no uso de uma semente de qualidade em vez de grãos, visando o aumento da produção e da produtividade, afirma o coordenador do programa Hora de Plantar na Ematerce, Engenheiro Agrônomo, Francisco Paes Pinheiro.

O programa Hora de Plantar, 2023/2024, 37ª edição adquiriu e colocou a disposição dos agricultores familiares, 231 toneladas de feijão caupi, 2.000 toneladas de milho híbrido, 500 toneladas de milho variedade, 180 toneladas de sorgo forrageiro, 10 toneladas de algodão, 3 toneladas de capim mombaça, 500.000 mudas de cajueiro anão precoce, 4.445 mudas de aroeiras, 39.926 mudas de sabiá, 5.000 metros cúbitos de manivas de mandioca e, 2,5 mil raquetes de palmas forrageiras.

Aquiraz, Cascavel e Pindoretama

A quantidade de 4.840 quilos de sementes do Programa Hora de Plantar estão são entregues pela Ematerce aos agricultores familiares dos municípios de Cascavel, Aquiraz e Pindoretama, através das unidades da empresa nestas cidades, que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza. A entrega foi iniciada na semana de 4 a 8 de março.

Em Cascavel foram distribuídas 4 mil quilos sementes, em Aquiraz, 390 quilos, e em Pindoretama, 450 quilos. Cada agricultor e agricultora familiar dos três municípios recebeu um saco contendo 10 quilos de milho híbrido ou milho variedades.

Ao receber a saca de sementes, a agricultora Cristiana Moura dos Santos, da localidade de Pratius II, em Pindoretama, exclamou: “Ave Maria! Quero todos os anos”, participar do Hora de Plantar. A sua área tem dois hectares.

– O programa é muito bom. Vou plantar para comer e o que sobrar vou vender. Se tivesse mais que queria e enquanto tiver eu quero receber. A afirmação é do agricultor Manoel Pereira Faustino Filho, da comunidade de Caponga Funda, em Pindoretama. O imóvel dele é de 1,6 hectares.