Milagres-CE:Ematerce incentiva implantação de culturas exóticas em pequenos sítios

17 de abril de 2024 - 08:36

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Milagres-CE

A equipe técnica do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce em Milagres – CE, localizado na região do Cariri Leste, no sul do Ceará, está intensificando um trabalho de promoção e atualização tecnológica nas pequenas propriedades rurais da região, principalmente junto àqueles agricultores familiares que têm perfil inovador e empreendedor.

Mostraremos como exemplo exitoso o que está acontecendo no sítio Tabocas, de propriedade do agricultor, José Alves Granjeiro.

O sítio Tabocas é uma pequena propriedade rural de 1,0 hectare, localizada no município de Milagres, no estad

o do Ceará, que, com incentivo da Ematerce e de outras instituições parceiras, começou a cultivar culturas de ciclo curto (tomate, jerimum e feijão) e de ciclo longo e exóticas na região (uva, abacate e citros).

A propriedade é dividida da seguinte forma: metade é cultivada com citros em consórcio com as culturas do feijão e jerimum e, na outra metade, é implantado o plantio de uva, tomate e abacate, caracterizando uma diversificação de culturas agrícolas, afirma o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Renan Castro.

Antes, só eram plantadas culturas tradicionais de sequeiro. Após a perfuração de um poço tubular e obtenção de água em quantidade e qualidade suficientes para implantar um sistema de irrigação moderno, surgiu a necessidade de buscar outros tipos de cultivos que pudessem trazer melhor rentabilidade econômica e melhores oportunidades de comercialização.

A Ematerce e outros parceiros, juntos, com a vontade de aprender do senhor José Alves, discutiram a possibilidade de plantar culturas não tradicionais na região.

O processo iniciou-se com o plantio de abacateiros e citros (laranja, limão e tangerina) e um parreiral com algumas variedades de uvas de mesa, que se propagou através de estaquia. Com o passar dos anos, essas atividades mostraram-se de grande sucesso comercial.

Hoje, a propriedade possui um estande de produção com 40 plantas de abacateiro, com produtividade média de 120 quilos por planta, 200 plantas de citros, obtendo uma média de produtividade de 80 quilos por planta, e 100 videiras, das variedades (BRS. Itália e BRS Vitoria), com produtividade média de 18 quilos por planta.

As culturas de ciclo curto são negociadas de acordo com a época do ano. Vem se destacando a cultura do tomate, da variedade HM 2798, com 2.000 plantas, com produção de 350 caixas de 22 quilos. A comercialização dos produtos é feita diretamente para o comércio local de cidades vizinhas e também para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além disso, o produtor procura outras formas de agregar valor à produção de uvas, com a agroindustrialização. A ideia surgiu com a visita do técnico da Ematerce em Agroindústria, Carlos Alexandre, quando foram discutidas e analisadas algumas possibilidades com processos mais simples e de menor custo, que podem ser obtidos a partir do processamento da uva.

Essa diversificação é uma boa alternativa para o aumento da renda do agricultor, tendo em vista os custos, a área plantada e o volume de colheita, optando-se pela produção de polpa de uva e até mesmo de geleia.