Vídeo sobre Agroecologia produzido pelo MST é selecionado pela ONU

3 de outubro de 2019 - 14:02

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Um dos parceiros de maior destaque no sistema de políticas públicas desenvolvido na Secretaria do Desenvolvimento Agrário no Ceará, o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) teve selecionado o vídeo “O que é Agroecologia” como um dos finalistas na competição de filmes sobre sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas (ONU).

O vídeo traz a experiência desenvolvida no Assentamento do Contestado/PR, onde 150 famílias trabalham com agroecologia com o objetivo de reduzir o impacto sobre o solo e o meio ambiente a partir da diversificação da produção e colheita de furtas e vegetais com uso de fertilizantes naturais, sementes crioulas e o incremento no sistema de agroflorestas, estimulando a preservação do solo, ajudando da redução de emissão de carbono e estimulando toda a cadeia produtiva de forma sustentável e economicamente viável.

O projeto, desenvolvido desde 2005 em parceria com a Escola Latino Americana de Agroecologia no Paraná e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-PR), vai para a etapa final do concurso com a realização da votação popular, onde cada visualização é um voto a favor do vídeo. Em caso de vitória, representantes do assentamento irão participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 25) no Chile, em dezembro de 2019.

No vídeo, confira um pouco da exitosa experiência em depoimentos dos assentados e agricultores Carlos Neudi Finhler e Antonio Capitani. O concurso da ONU visa estimular as metas 2030 da Agenda de Sustentabilidade Milênio, que prevê ações e compromissos para o clima, a educação e a responsabilidade com o consumo e a produção.
Acesse o vídeo no link abaixo, curta e compartilhe