Sobral-CE: Moderno centro de manejo traz inovações para pequeno pecuarista

8 de fevereiro de 2021 - 10:25 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Sobral-CE

A Zootecnista da Ematerce, Raquel Carvalho orientando a construção do centro de manejo, ao gerente da fazenda São José, Benedito Daniel Duarte.

A propriedade São José, distrito de Patriarca, em Sobral-CE, do produtor César Ferreira Andrade, assistida pelo escritório local da Ematerce, tinha sua produção voltada exclusivamente para a pecuária bovina de leite. Com a finalidade de diversificar a fonte de renda, está mudando sua atividade para a criação de gado de corte. Com esse objetivo, está em fase de conclusão a construção das novas instalações de um moderno centro de manejo, com um brete e quatro currais, para facilitar o trato dos animais.

O centro de manejo bovino da fazenda São José, sendo construído. A capacidade é de 160 bovinos, nos quatro currais.

Numa propriedade que tem animais bovinos de corte, as instalações (brete e currais) são de grande importância, porque facilitam o manejo dos animais, influenciando diretamente na produtividade e na saúde dos animais. De acordo com a Zootecnista, Raquel Carvalho, da Ematerce, a eficiência das instalações rurais vai depender da construção e manutenção. Por isso, o produtor foi orientado na escolha do tipo das instalações levando em consideração, principalmente, os custos, a durabilidade e a funcionalidade.

O brete é uma instalação para contenção dos animais, no manejo sanitário, permitindo a saída para a área externa do curral ou para o embarcadouro. Está sendo construído de madeira de lei, o piso será de cimento. O brete está localizado na parte interna do curral, em local coberto.

O centro de manejo foi construído com recursos próprios e tem quatro repartições, com capacidade total de 160 animais. Para os técnicos da Ematerce de Sobral-CE, o centro de manejo é de grande importância também para a prática de inseminação artificial, que está sendo feita na fazenda São José, em suas matrizes leiteiras.

Atualmente, o plantel de bovinos leiteiros na fazenda São José é de oito fêmeas com produção diária leiteira vendida diretamente na sede de Sobral. O gado de engorda é vendido para os abatedouros oficiais da sede do município, afirma o gerente e vaqueiro da propriedade, Benedito Daniel Duarte e, acrescentou que hoje, as vendas e os preços estão promissores.