Ematerce incentiva fundação de cooperativa agrícola em São Benedito-CE

19 de maio de 2021 - 14:29 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce de São Benedito-CE

O Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Carlos Dias falando durante a reunião de constituição da Cooperativa.

No dia 15 de Maio de 2021, foi constituída a Cooperativa da Agricultura Familiar da Serra da Ibiapaba – Coafsi – com sede e foro no Sítio Campo de Pouso, em São Benedito- CE – com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das 34 Agricultoras Familiares associadas. A Coafsi é fruto da união de quatro associações comunitárias do município de São Benedito-CE: Associações Comunitárias Filhas de Santa Luzia; Associação das Mulheres do Salgado I; Associação Comunitária do Sitio do Meio do Tope; e Associação Comunitária das Mulheres do Abrigo.O capital integralizado é de R$ 3.500,00 e o patrimônio é de R$ 300.000,00.

Sede da Associação Comunitária Filhas de Santa Luzia que sediará a Cooperativa da Agricultura Familiar da Serra da Ibiapaba.

O Engenheiro Agrônomo, Francisco Carlos Dias, gerente do escritório da Ematerce de São Benedito-CE, informou que as Associações são assistidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – há mais de dez anos, atendendo às demandas técnicas das mulheres e das agroindústrias destas associações e também, facilitando o acesso às políticas públicas ofertadas aos agricultores familiares, individuais ou comunitários, pelos governos estadual e federal. Destacam-se o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA- e o Projeto Nacional de Alimentação Escolar – PNAE- e as compras institucionais.

A venda direta dos excedentes da produção das agroindústrias é realizada nas feiras municipais e distritais e em alguns estabelecimentos varejistas de São Benedito-CE, e de outros municípios da região e, faz parte do cotidiano dessas associações, a comercialização de bolos, biscoitos, doces, cocadas e polpa de frutas de diversos sabores e produtos hortigranjeiros “in natura”.

Acrescenta o técnico da Ematerce, Carlos Dias, que todos os produtos são de origem da agricultura familiar das comunidades e o motivo da constituição da cooperativa foi legalizar e simplificar o processo de comercialização, atividade que não podia ser realizada diretamente pelas associações, de acordo com a legislação vigente.