Ematerce e SDA entregam manivas a sócios da Cooperativa Agrícola de Senador Pompeu-CE

1 de junho de 2021 - 08:52 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos do escritório regional da Ematerce -Sertão Central

Visitando o plantio de mandioca adensada, no sitio Passagem do Meio, em Senador Pompeu-CE, o Presidente da Ematerce, Antônio Amorim com o proprietário Eduardo Lopes Silva.

A Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu–CE (Cosena) recebeu, através de parcerias com a Ematerce (escritório local de Senador Pompeu-CE) e com Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – 100 metros cúbicos de manivas de mandioca, da variedade pretinha, para beneficiar 17 agricultores associados dos 120 sócios da Cooperativa.

Essas manivas fazem parte do Programa Hora de Plantar, Programa do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela SDA e executado pela Ematerce, com o apoio logístico das Prefeituras Municipais, através das Secretarias Municipais de Agricultura e dos Sindicatos Rurais.

O Gerente Regional da Ematerce no Sertão Central, Albany Rolim e o agricultor Eduardo Lopes verificam  a qualidade da ração obtida com o corte da parte aérea da planta da mandioca.

O programa objetiva, além de contribuir para o aumento da produção e produtividade de grãos, de frutas e outras culturas, por meio da distribuição de sementes e mudas certificadas e de excelente qualidade germinativa, ajuda também a implantação de áreas de reservas alimentares estratégicas, para os rebanhos de animais de pequeno e grande portes, com o plantio de sorgo, palma forrageira e mandioca. A Cooperativa contou também com a assessoria técnica da Federação da Agricultura do Estado do Ceará – Faec/Senar.

Os 100 metros cúbicos de manivas, entregues aos 17 cooperados da Cosena, foram suficientes para o plantio de 5 hectares de mandioca adensada com espaçamento de 0,80 centímetro x 0,25 centímetro. As plantas serão destinadas à alimentação animal, com aproveitamento da parte aérea, em forma de feno. O primeiro corte será aos 120 dias, após o do plantio, e espera-se obter uma produtividade de 20 toneladas/hectare, em condições de sequeiro, informa o gerente regional da Ematerce, Sertão Central, Albany Rolim.

Depois das ramas cortadas, a uma altura de 20 centímetros do solo, serão trituradas na máquina, sem a peneira, e desidratadas ao sol, durante três dias. Em seguida, passa por nova trituração, desta vez com a peneira, a fim de que fiquem mais finas, para ser melhores aproveitadas pelas aves.

O agricultor Eduardo Lopes, proprietário do Sitio Passagem do Meio, em Senador Pompeu-CE, no plantio de mandioca adensada.

Espera-se colher, no primeiro corte, em toda a área, 100 toneladas de ração. Com relação aos tubérculos (raízes), colhidos no final do ciclo (segundo ano), espera-se colher 75 toneladas de raízes, que serão também trituradas e armazenadas em forma de feno.

Para o produtor, Eduardo Silva Lopes, do sítio Passagem do Meio, em Senador Pompeu-CE, ao final desse processo, espera-se baratear, em até 30%, os custos com aquisições de concentrados, para alimentação de um criatório de aproximadamente 8.500 galinhas caipiras, criadas pelo grupo de 17 cooperados. Parte desse plantel de aves se destina ao mercado institucional do município, através do Plano de Aquisição de Alimentos – PAA- e Plano Nacional de Alimentação Escolar -PNAE- sendo o excedente vendido nas feiras livres e no comércio convencional da região.