Ematerce assiste plantios de cajueiros no carrasco de Viçosa do Ceará-CE

3 de setembro de 2021 - 10:15 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Escritório da Ematerce de Viçosa do Ceará-CE

Técnico da Ematerce e o Agricultor Familiar no pomar de cajueiro do Assentamento Pirapora, em Viçosa do Ceará-CE.

Há cinco anos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce-, escritório de Viçosa do Ceará – CE -, implantou no assentamento Pirapora, no distrito de Padre Vieira, na região do carrasco do município de Viçosa do Ceará – CE, extremando com o Estado do Piaui, 7,5 hectares de cajueiros das variedades CCP-76; CCP-09; BRS-265 e BRS-275, sendo que a cultivar CCP-76, representa 70% da área cultivada. As mudas plantadas são provenientes do Programa do Governo do Estado “Hora de Plantar”.O programa é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – e executado pelo Ematerce. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop.

O Assentamento Pirapora, gerenciado pelo agricultor familiar Antônio Tristão dos Santos, está localizado na zona de carrasco, na divisa com o Estado do Piauí, onde melhor se adapta o cajueiro anão precoce, sendo essa atividade, com a mandioca, as principais fontes econômicas da propriedade, gerando empregos e renda para as famílias. A propriedade tem 28,50 hectares de cajueiros. A produtividade média é de 1.000 quilos de caju por hectare. A produção é vendida no município, sendo o pseudofruto repassado a uma fábrica de polpa e as castanhas são vendidas no comércio da sede municipal.

Informou o gerente do escritório da Ematerce de Viçosa do Ceará- Ce, Antônio Francisco de Oliveira, responsável pelo atendimento técnico ao assentamento, “ a produtividade do cajueiro só não é maior porque há três anos o pomar vem sendo atacado pelo Oidio do Cajueiro, sendo que o problema está agravando-se a cada ano”.