Presidente da Ematerce visita transposição do São Francisco

14 de julho de 2011 - 03:00

O presidente Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará – Engrº Agrº José Maria Pimenta, visitou o município de Mauriti (palavra de origem tupi, que denominava uma palmeira humburity, árvore que dá sumo), localizado na Região Sul do Estado do Ceará, distante da capital 491,80 Km.

Na cidade, José Maria Pimenta esteve no escritório da Ematerce, oportunidade em que conversou com servidores e vistoriou as instalações físicas. Depois, foi à prefeitura, sendo recebido pelo prefeito Isaac Gomes da Silva Júnior. De acordo com o presidente da Ematerce, a audiência com o chefe do executivo municipal foi positiva, pois atendeu as reivindicações, para que sejam realizados serviços de limpeza, manutenção das instalações elétricas, hidráulica e sanitária do prédio, onde funciona o escritório da Ematerce.

Atendendo convite do prefeito, Pimenta conheceu as obras de transposição do Rio São Francisco. Os serviços fazem parte do projeto de transposição, no eixo norte, e, depois de construído, será o maior túnel da América Latina, com 15,44 mil metros de extensão, cuja desembocadura cai no município de São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba. No momento, as obras do lado cearense, em Mauriti, estão paradas, por conta de um deslizamento, que provocou o desabamento de parte do túnel.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, tão logo sejam concluídas as ações de segurança, novas ações serão implementadas, visando à regularização do serviço. Do lado da Paraíba, onde as máquinas também trabalham, a escavação está mais avançada, próximo a atingir os 700 metros de perfuração. Para José Maria Pimenta, quando em operação, o canal de transposição do Rio São Francisco, além de fornecer água, para o consumo humano, será um grande indutor da geração de emprego e renda, por meio de projetos de irrigação na região do Cariri cearense.

(Crisanto Teixeira – Jornalista, lotado no escritório da Ematerce, em Quixeramobim-CE).

=========================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor