Ematerce mantém assessoria à Cooperativa Agrícola de Juazeiro do Norte-CE

8 de dezembro de 2021 - 08:50

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos Ascom

Presidente da Cooprefarc, Diassis, Técnicos da Ematerce Elcileide Mendonça (Crato-CE) e Sérgio Linhares (Juazeiro do Norte-CE).

A Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri – Cooprefarc – com sede em Juazeiro do Norte- Ce, faz parte das 22 cooperativas e duas associações que compõem o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão- ATER Mais Gestão- que é uma parceria entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural ( Anater) e e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que objetiva prestar assistência técnica à gestão destas entidades, em todo o Estado do Ceará. As cooperativas fazem parte do sistema OCB- Ceará (Organização Brasileira de Cooperativas do Ceará).

Funcionário da Cooprefarc recebendo mandioca de produtor rural associado da cooperativa.

O foco do programa é fortalecer a gestão dos empreendimentos envolvidos e inseri-los nos mercados convencional e institucional. O programa ATER Mais Gestão foi assinado em 2018 e irá até abril de 2022, envolvendo recursos financeiros da ordem de R$ 1,8 milhão, sendo, R$ 1,4 milhão da Anater e R$ 401 mil como contrapartida do Governo do Estado do Ceará.

A Cooprefarc, congrega 201 associados efetivos e atuantes dos municípios de Juazeiro do Norte-CE, Caririaçu-CE, Barbalha-CE, Crato – CE, Nova Olinda-CE, Altaneira – CE, Missão Velha-CE e Lavras da Mangabeira-CE. Dos cooperados desses municípios são recebidos produtos agrícolas para serem vendidos ao mercado consumidor de todas as cidades da região do Cariri e também, às entidades escolares, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA/PNAE. Muitos desses produtos agrícolas, principalmente as frutas, são transformados em polpas, agregando valores àqueles produtos de época, que têm safra abundante e rápida, impedindo os desperdícios. A cooperativa por ser certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, como produtora de orgânicos recebe, quando vendidos ao PAA e ao Pnae, 20% de bônus no preço final, repassando esse beneficio aos cooperados.

Frutas, verduras e tubérculos sendo entregues à cooperativa por produtor do município de Juazeiro do Norte-CE.

A agroindústria de polpa de frutas da Cooprefarc processa, anualmente, 20 toneladas de polca de goiaba, acerola, manga, caju, maracujá, cajá e abacaxi. Uma tonelada de frangos abatidos, 300 quilos de carne de porco e 1,5 tonelada de carne bovina, são embaladas e resfriadas para cumprir os contratos assinados com 16 prefeituras, através das Secretarias Municipais de Educação, para comporem o cardápio da merenda escolar. O movimento financeiro médio é de R$ 200 mil mensais.

O Diretor-Presidente da Cooprefarc, Francisco Ferreira Brito (Diassis), elogia e enaltece a atuação da Ematerce, escritórios de Juazeiro do Norte – CE e Crato -CE, através dos seus técnicos Elcileide Nogueira Mendonça e Francisco Elder Cruz que, desde a concepção e criação da cooperativa, mantém uma assessoria técnica constante (três vezes por semana), visando a melhoria no desempenho da entidade em prol de seus associados.

Acrescenta Diassis, que a cooperativa não cobra anuidade nem mensalidade dos agricultores cooperados. Aqueles que fornecem produtos para serem negociados, pagam 20% do valor vendido, que vão cobrir os custos de logística (embalagem, transporte de entrega e despesas gerais da cooperativa), completa a Diretora Financeira, Francisca Dantas Januária.