EMATERCE INTEGRA CÂMARA SETORIAL DO MEL

Composta por quinze entidades, a CSMEL foi lançada durante o 13º PecNordeste, realizado de 15 a 18 de junho último, no Centro de Convenções Edson Queiroz. Trata-se de um órgão consultivo, vinculado à Adece – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – e tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações de produtores de mel e seus derivados.

Instituída pela portaria 1004/2009, cada entidade integrante da cãmara (instituições privadas, organizações não-governamentais, órgãos públicos e privados), relacionada direta ou indiretamente à cadeia produtiva, possui dois representantes: titular e suplente. A Ematerce está representada por Crisanto Alves Araújo, assessor estadual de apicultura, no âmbito da Ematerce, como titular, e por Francisco Teixeira Filho, técnico em apicultura, lotado no escritório da empresa, em Mombaça, como suplente.

De acordo com Crisanto Araújo, o lançamento da câmara visa ao desenvolvimento sustentável do setor, funcionando como mais uma assessoria para os apicultores do Estado do Ceará. “A gama de entidades e profissionais, envolvidos com a Cãmara, é mais um reforço, para os produtores de mel e derivados, que passam a contar com mais essa ferramenta nas diversas etapas de produção”, destaca.

A CSMEL

Conta, no seu lançamento, com a participação dos seguintes órgãos, além da Ematerce: Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA; Universidade Federal do Ceará – UFC; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae-CE; Banco do Brasil S/A; Banco do Nordeste do Brasil – BNB; Superintendência Federal de Agricultura – SFA; Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC; Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará – Aprece; Companhia Nacional de Abastecimento – Conab; Organização das Cooperativas do Brasil – OCB; Federação Cearense de Apicultores – Fecap; Cooperativa dos Produtores de Abelhas Melíferas do Ceará Ltda. – Coopermel e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista Joao Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br