Funceme faz apresentação no Comitê de Seca

17 de dezembro de 2018 - 13:00 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Na última reunião ordinária dos integrantes do Comitê Integrado de Convivência com a Seca, nesta segunda-feira (17), na sede do Corpo de Bombeiros, técnicos, o secretário De Assis Diniz da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o presidente da Ematerce Antônio Amorim e o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), José Rosilônio Magalhaes de Araújo assistiram à apresentação do supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme (Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídrcos) Raul Fritz.

Na pauta, a expectativa era em torno das previsões da Funceme para a próxima quadra chuvosa, embora o diagnóstico seja divulgado apenas no início de 2019. Para Raul Fritz, a possibilidade do fenômeno El Niño acontecer no período de março a maio de 2019 é de 70%, o que elevam as chances de um inverno ruim na próxima quadra chuvosa.

Mas esse prognóstico ainda é cedo, segundo o técnico. Durante sua apresentação, também há uma previsão do fenômeno El Niño com intensidade fraca e moderada, possibilitando maior irregularidade nas chuvas a partir de março e maior tendência de chuva abaixo da média nesse período.

Na reunião também aconteceu a apresentação pelo superintendente da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas) Wanderley Guimarães com as ações realizadas como sistemas de abastecimento d’água e poços profundos perfurados, instalados e convênios, acordos com prefeituras municipais, apresentação do Programa Garantia Safra pelo coordenador Arimatéa Gonçalves, finalizando com o coronel Albuquerque demonstrando as ações do Programa de Abastecimento d´água com Carros Pipa pelo Exército.

Chuvas

No Ceará, foi registrada chuva em pelo menos 17 municípios entre as 7h deste domingo (16) e as 7h desta segunda-feira, de acordo com a Funceme. As maiores foram em Guaramiranga, com 24,4 milímetros, seguida de Redenção (17,2 mm) e Pacatuba (10,1 mm).

Segundo David Ferran, meteorologista da Funceme, as precipitações ocorrem porque de domingo (16) para segunda (17), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aproximou-se da costa do Ceará provocando, nesta manhã, chuvas no litoral cearense e no Maciço de Baturité. Essa zona, de acordo com Ferran, forma-se no meio do Oceano Atlântico. O meteorologista reforça que nas próximas 48 horas as chuvas serão eventuais. (fonte: diário do nordeste online)