Ematerce de Carnaubal orienta o plantio de palma forrageira

7 de fevereiro de 2019 - 07:39 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

 

 

Plantio de palma forrageiraA Ematerce, Posto Avançado de Carnaubal, presta Assistência Técnica e Extensão Rural a produtores da região do carrasco no município, visando a melhoraria da caprinocultura local e também, o suporte forrageiro. As formas de manejo adequadas para o plantio e corte da palma forrageira é de grande importância para o sucesso da palma.
Neste sentido, levamos aos pecuaristas, conhecimento sobre método de propagação da palma forrageira, a ser cultivada na propriedade para evitar prejuízos, uma vez que a produção de mudas determina o sucesso desta forrageira.

O plantio da palma forrageira deverá ser realizado nos meses de outubro, novembro e dezembro. Deve-se enterrar dois terço da raquete, posta na cova verticalmente, com uma das faces voltada para o nascente, na direção das linhas, para facilitar a incidência dos raios solares, permitindo a realização dos processos de fotossínteses da planta.
O espaçamento utilizado no cultivo da palma forrageira, depende do sistema adotado pelo produtor, em área de consócio com milho, pode se utilizar o espaçamento de 2,0 x 0,5, para palma gigante. Assim, proporcionando uma boa produção de massa verde a partir de dois anos de idade, deste modo, suprindo as necessidades alimentares dos animais em épocas de estiagens, fato ocorrido nos últimos anos em Carnaubal.

Após o corte, a palma pode ser picada e adicionada diretamente no cocho para o rebanho. No caso do Sr. Luiz Dudu, ele faz um picadinho de palma com a rama de Glericidia sepium, para alimentar seu pequeno rebanho de 14 animais.

É deste modo, que a Ematerce de Carnaubal busca promover o desenvolvimento rural sustentável das famílias rurais.