Avaliação 2018: gerentes apresentam balanço do Cariri e Sertões

18 de dezembro de 2018 - 15:36 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.cegov.br

Apresentar de forma mais efetiva os resultados dos trabalhos desenvolvidos no campo e como a assistência técnica e extensão rural repercute na vida do agricultor familiar. Com essa afirmação, o presidente da Ematerce Antônio Amorim realizou a abertura da Reunião de Avaliação 2018, nesta terça-feira (18), no Cetrex (Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural).

O encontro tem a participação de cerca de 80 técnicos e gerentes locais e regionais, que compõem a estrutura de atendimento da Ematerce em todo o interior do estado. Para Amorim, “às vezes não identificamos o que fazemos e o tamanho disso. Estive agora em Salvador num encontro gestores da agricultura e o Ceará é um dos poucos onde existe um diálogo direto com o gestor e isso é muito importante”, enfatizou Amorim.

O diretor técnico Itamar Lemos também destacou a importância de aperfeiçoar sempre o processo que está sendo desenvolvido, a partir da participação de todos e das críticas. Estava previsto a participação do secretário De Assis Diniz, mas uma agenda institucional impediu sua presença.

Regionais

A primeira apresentação do primeiro dia foi realizada pelo gerente regional do Cariri Central Francisco Lóssio, que destacou as ações da região com o incremento da agroindústria, da mandiocultura, olericultura com energia solar, num total de 207 famílias assistidas em 10 projetos, num total investido de R$ 3,7 milhões, com ênfase para projetos de cooperativa no Crato e no distrito de São Gonçalo, em Juazeiro do Norte.

Lóssio também apresentou números sobre famílias atendidas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), num total de 203 e a entrega de 2.013 cisternas. No Cariri Oeste, o gerente Francisco Roberto da Silva também enfatizou bons resultados com o PAA, principalmente nos municípios de Campos Sales, Potengi e Araripe.

Na região, segundo Roberto, foram entregues 10 sistemas de mecanização agrícola. Na opinião do técnico, 2018 foi marcado, ainda, por dificuldades de infraestrutura em todo o atendimento da empresa ao produtor rural, da dificuldade de se chegar às propriedades à prestação de serviço nas unidades da Ematerce.

“Além dessa dificuldade, precisamos aproveitar melhor o conhecimento de cada agente rural e cada técnico. Muitas vezes temos uma área potencialmente boa na pecuária sendo atendida por uma pessoa que domina a mandiocultura e vice-versa”, lembrou Roberto da Silva.

O dia ainda foi marcado por apresentações do Cariri Leste, Sertões de Crateús, Inhamuns, Canindé, Sertão Central, Médio Jaguaribe, Baixo Jaguaribe, Meio Norte e Zona Norte. O encontro segue até a próxima quarta-feira (20), quando também será realizada o Almoço de Confraternização Natalina.