Comitiva da Anater visita comunidades do Projeto Dom Hélder e Mais Gestão no Ceará

13 de junho de 2019 - 17:28 # # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em visita ao município de Juazeiro do Norte, Região do Cariri, técnicos da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) visitaram comunidades beneficiadas com o Projeto Dom Hélder Câmara. A visita tem o objetivo de acompanhar o trabalho de Ater que é coordenado pela Ematerce junto a agricultores familiares de baixa renda. Projeto será desenvolvido até 2020 em 85 municípios cearenses.

Desenvolvimento, compromisso e resultados. Essas situações poderiam traduzir de alguma maneira a realidade do Projeto Dom Hélder Câmara atualmente no Estado do Ceará. Antes das 8h, desta quarta-feira (12), a comitiva formada por três técnicos da Anater, da Ematerce e do Projeto Dom Hélder Câmara chegam à propriedade do agricultor familiar José Milton Aureliano Sousa, 53 anos, no Sítio Junco, a cerca de 25 quilômetros da sede em Juazeiro do Norte.

A comitiva acompanhou durante a visita ação desenvolvida pelo projeto Mais Gestão, também sob a coordenação executiva da Ematerce.

Dedinho como é mais conhecido em toda a comunidade é um dos beneficiários do projeto que começou a ser desenvolvido em 2018 e, agora em sua segunda etapa, contemplará 85 municípios cearenses beneficiando 5.344 mil produtores rurais em situação de baixa renda ou extrema pobreza. O produtor recebeu a primeira parcela do total de R$2,4mil e já mostrou o potencial de trabalho e desenvolvimento econômico que o programa de fomento é capaz de atingir.

Com R$1mil da primeira parcela, Dedinho já comprou material para confecção de artesanato e cerâmica, um galinheiro e ainda comprou alguns porcos para iniciar a atividade de suinocultura. Durante a visita dos técnicos da Anater e Ematerce, o agricultor que ainda ajuda o filho com uma horta, já pediu pra permissão para com a segunda etapa do recurso, adquirir material de construção para ampliar o espaço do artesanato onde a nora trabalha.

Economia integrada

Inicialmente, o projeto não prevê aplicação do recurso em tijolo, telha, cimento, mas segundo o diretor técnico da Anater Benjamin Maranhão, como o projeto prevê melhorias nas atividades iniciadas e acompanhadas pelo técnico de campo, neste caso, a melhoria do trabalho com o artesanato, não tem problema nenhum. “O projeto tem esse grande objetivo de fomentar as potencialidades já vocacionadas de cada região, comunidade e agricultores, incrementando a economia local e criando uma estrutura de renda para toda a família”, explicou o diretor técnico Benjamin.

O Projeto Dom Hélder Câmara será executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) num total de investimentos de R$19,5 milhões pelo período de 30 meses sendo 13,3 milhões pela Sead e R$6,2 milhões referente ao trabalho dos técnicos da Ematerce.

Além do diretor técnico da Anater Benjamim Maranhão (foto abaixo), a visita da comitiva do órgão no Ceará foi formada pelo analista de projeto Flamarion Alencar e o analista de contrato Alan Kássio Pereira. Pela Ematerce, acompaharam a visita o presidente e o diretor técnico Antônio Amorim e Itamar Lemos, Sérgio Linhares, gerente do escritório da em Juazeiro do Norte, o coordenador regional Francisco Lóssio da Rocha e Elcileide Mendonça, técnica de Desenvolvimento Social da empresa e do Mais Gestão no município do Crato. Os técnicos do Projeto Dom Hélder Câmara Alan e Emábilie, que acompanham as ações nas comunidades, também complementaram a comitiva.

No Ceará, os técnicos da Anater irão se reunir durante a semana com representantes de outras instituições (organizações não-governamentais) que executam projetos financiados pela entidade como o Instituto Flor do Piquí, através do “Mais Gestão” e ações em regularização fundiária e Projeto Dom Hélder Câmara, o Idef (Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar) em projetos de regularização fundiária e crédito fundiário, o Cetra (Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador) com o Projeto Dom Hélder Câmara e a ONG Cactus, que atua com o projeto Dom Hélder e o Mais Gestão. No total, 85 municípios serão atendidos pela Ematerce e 35 pelas Ong´s.

fotos: Aécio Santiago