Anater promove seminário de alinhamento do projeto D. Helder Câmara

23 de junho de 2020 - 13:13 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

A ANATER promoveu na última quinta-feira (18) um seminário virtual sobre o projeto Dom Helder Câmara. Em sua segunda fase, a expectativa dos coordenadores é que o projeto seja ampliado por mais dois anos.O seminário reuniu representantes do FIDA, da Universidade de Brasília (UnB) e da Secretaria de Agricultura Familiar e cooperativismo do MAPA, além da equipe técnica da ANATER.

Na abertura, o presidente da ANATER, Ademar Silva Jr, destacou a importância de avaliar o que está sendo feito e as possibilidades de melhoria das ações.O oficial de programas do FIDA, Hardi Vieira, apresentou um contexto da atuação da instituição no Brasil e explicou que, além de ser um agente financeiro, o FIDA tem vários projetos em execução no país, com investimento na agricultura e na redução da pobreza rural.

De acordo com ele, a atuação do FIDA no país tem o foco geográfico no Semiárido do Nordeste, tendo como público-alvo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, trabalhadores rurais e comunidades extrativistas, priorizando mulheres, jovens, quilombolas e indígenas.

Um desses projetos é o D. Helder Câmara, que tem como objetivo realizar ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável na região do Semiárido.“A parceria com a ANATER se tornou estratégica e fundamental para o êxito do PDHC. E a realização desse seminário, num momento de reconfiguração do projeto, é importante porque dá um novo ímpeto e possibilita que todos os envolvidos possam se apropriar dos seus os objetivos”, avalia.

O PDHC

A primeira fase do Projeto Dom Helder Câmara foi realizada entre dezembro de 2000 e dezembro de 2009, em seis estados do Nordeste, beneficiando 15 mil famílias (346 associações/77 municípios).“Além das ações que estão sendo apoiadas no projeto atualmente, essa primeira fase do PDHC teve como diferencial a educação contextualizada e alfabetização e o apoio ao acesso aos serviços financeiros e de crédito”, destaca Emanuel Bayle, consultor em desenvolvimento rural do FIDA.

A segunda fase do PDHC, iniciada em agosto de 2014, integra 913 municípios dos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte (Nordeste) e Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste), apoiando cerca de 60 mil mil famílias e beneficiando diretamente em torno de 126 mil pessoas.

Em preparação para uma nova fase, o projeto D. Helder Câmara está realizando o monitoramento e avaliação das ações que estão em execução.O trabalho está sendo realizado pelo projeto Monitora, da Universidade de Brasília, cujos resultados vão dar suporte no planejamento, gestão do conhecimento e avaliação das ações.

“Essa pesquisa vai conferir qualidade e chancela científica às ações bem-sucedidas do projeto”, destaca o professor Mauro Del Grossi, coordenador de pesquisa da UnB.

*Texto de Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER)