Pedreiro investe na criação de aves e sonha em ampliar negócio

21 de fevereiro de 2020 - 10:00 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Em meados do mês de agosto de 2019, o pedreiro José Gomes da Silva, 45, mais conhecido por Duda, começou a ver sua rotina de trabalho modificada com a chegada do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), que tem o objetivo de trabalhar para a redução e a erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido.

Com a assistência técnica de técnicos da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Escritório Local no município do Crato, Duda vem aperfeiçoando os processos produtivos da avicultura. Os resultados já despertam o interesse em crescer no negócio no Sítio Santo Antônio onde mora, Distrito de Santa Fé, município do Crato. O trabalho é acompanhado pelo gerente local da Ematerce Antônio Porto e o engenheiro Abelardo Arraes.

Com os 200 animais comercializados para um mercantil da região, Duda teve uma renda líquida aproximada de R$967,00. Com o investimento de R$2.400,00 a fundo perdido pelo Projeto Dom Hélder, o criador planeja ampliar o galpão dos atuais 5m x 8m e ficar perto de duplicar a produção de frangos. “O projeto foi muito importante pra mim. Instalei o galpão, comprei medicamentos, ração e a compra dos animais. Com algumas adaptações, a perda de pintos foi quase zero”, comemora Duda, que já pra comercialização do terceiro lote de frangos. Hoje, Duda chega a vender o quilo do frango abatido a R$6,50. O pedreiro que também é agricultor familiar, já trabalhou numa granja de médio porte, o que facilitou no manejo da sua criação.

Na visita dos técnicos da Ematerce e da equipe de reportagem da Ascom, Duda já pode conferir com mais calma todos os outros potenciais no sítio e na região, além da criação de aves. Como o abate dos animais ainda é feito de forma artesanal, o próximo passo agora é adequar as instalações para um abatedouro e se formalizar para adquirir o SIM (Selo de Inspeção Municipal), que garante a legalidade do transporte das aves e a comercialização em todo o município.

“Esse investimento é fundamental pra que ele não tenha problema com a fiscalização e possa ter o mercado ampliado e fidelizado”, explica o gerente Antônio Porto, que já orientou o criador para tentar outras fontes de crédito como o Agro Amigo Jovem, voltado para adolescentes até 29 anos de idade. “No caso, o filho dele pode se inscrever para este financiamento e ajudar a ampliar a estrutura que ele tanto almeja”, orienta Porto. Atualmente, além do filho, Duda tem mais três pessoas, todas da família, trabalhando na criação, no abate e na comercialização de frangos.

Mercado

Duda está atento às possibilidades e já se organiza para adquirir uma forrageira para melhorar a alimentação dos frangos à base de milho, instalou um aquecedor artesanal para os pintos que ele chama de ‘campona’ (foto abaixo), e estuda como começar a trabalhar com apicultura já que uma parte da área onde atua é reserva e extrativista de piqui, inclusive com um projeto acompanhado por profissionais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O indicativo, de acordo com técnicos da Ematerce, é que o criador atue com a Meliponicultura ou a criação de abelhas sem ferrão pelo manuseio menos complexo.

“O Projeto Dom Hélder tem uma característica importante, que é aproveitar todo o potencial produtivo daquela região e naquela comunidade, incrementando, crescendo e desenvolvendo vários tipos de vocações, do artesanato à ovinocaprinocultura, da apicultura à produção agroflorestal entre outros setores”, destacou o presidente da Ematerce Antônio Amorim.

Projeto Dom Hélder Câmara

O projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) tem o principal objetivo de trabalhar para redução e a erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido, mitigando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas, por meio da integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais. Com este objetivo, foi assinado na Assembleia Legislativa, em dezembro de 2017, o Instrumento Específico de Parceria entre Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará), através da II etapa do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).

Nesta segunda etapa, o projeto vai atender 85 municípios cearenses, sendo 80 municípios da primeira etapa e cinco da segunda, beneficiando 5.344 mil famílias de baixa renda pelo PDHC I e 297 pelo PDHC II, no total de 5.641 mil famílias atendidas com assistência técnica e extensão rural, projetos de fomentos individuais e coletivo e fomento para alimentação animal, tendo como público-alvo agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.