Agentes recebem certificado de conclusão do Projeto Dom Hélder Câmara

7 de setembro de 2019 - 12:36 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Quarenta e três agentes rurais concluíram, nesta sexta-feira (6), o curso de capacitação para habilitação e operacionalização do Projeto dom Helder Câmara (PDHC) no Ceará. A solenidade de encerramento do curso, que aconteceu no Cetrex (Centro de Ensinamento e Treinamento em Extensão Rural), contou com a participação de técnicos da Ematerce e do presidente Antônio Amorim.

Os técnicos atuarão nesta segunda etapa do projeto, que vai atender 85 municípios cearenses, sendo 80 municípios da primeira etapa e cinco da segunda, beneficiando 5.344 mil famílias de baixa renda pelo PDHC I e 297 pelo PDHC II, no total de 5.641 mil famílias atendidas com assistência técnica e extensão rural, projetos de fomentos individuais e coletivo e fomento para alimentação animal, tendo como público-alvo agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária em situação de extrema pobreza.

Segundo o presidente Antônio Amorim, a formação e conclusão dessa turma é de muita responsabilidade para os técnicos junto ao projeto. “O Ceará é referência para a Anater quanto o assunto é o atendimento técnico à essas comunidades carentes de produtores rurais. Por isso, temos um importante compromisso de resultado com esse projeto, com essas comunidades e com a Anater para efetivamente demonstrarmos o papel dessa política pública de governo, que garante inclusão econômica e social para essas famílias”, concluiu Amorim.

Dinamização

Para o técnico em Agropecuária Kelvy Tavares, 25, o curso ajuda bastante no alinhamento das informações, de como usar corretamente o sistema para o dignóstico e o atendimento às famílias. No município de Porteiras, região do Cariri, o técnico já atuava em programas como o Garantia Safra e Hora de Plantar. “A gente já tem um conhecimento das famílias, das características, o perfil e o curso vai ser muito útil para melhorar o nosso trabalho”, explicou Kelvy.

A também técnica em Agropecuária Joyce Alves, 20, que atua no município de Jati, confirma que a participação no curso facilitará o trabalho junto 62 famílias, que deve atender junto com técnico da Ematerce em projetos como avicultura, suinocultura e horticultura. “O aplicativo que utilizaremos vai facilitar o atendimento principalmente com idoso a dinamizar nossos relatórios e análise de resultados”, definiu Joyce.

fotos: Aécio Santiago