Hora de Plantar: prazo para pedido de sementes é prorrogado para 26 de junho

26 de maio de 2020 - 15:42 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O prazo para solicitação de sementes foi prorrogado para o dia 26 de junho de 2020. O prazo encerrava-se dia 30 de maio, mas devido às limitações por conta do isolamento social provocado pela pandemia Convid-19, o governo estendeu a data para 26 de junho.

Os agricultores familiares de 182 municípios cearenses precisam atualizar a demanda para a 34a edição do Programa de Distribuição de Sementes Hora de Plantar do Governo do Ceará e executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Ematerce. O programa vai atender 155mil agricultores familiares com pelo menos três mil toneladas de sementes e 600 mil mudas frutíferas, mas esse número pode aumentar, caso os agricultores atualizem as informações sobre as demandas.

A atualização dos dados deve ser feita diretamente com a Ematerce pelo site www.ematerce.ce.gov.br, onde um técnico estará disponível de segunda a sexta, em horário comercial, para tirar as dúvidas e realizar o cadastro. O agricultor pode procurar contato com o técnico mais próximo de sua região via telefone ou aplicativo de mensagem. Os contatos também estão disponíveis no site da Ematerce.

De acordo com Carlos Alberto Neto, técnico e coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário), as informações no sistema estão chegando lentamente, ainda não foram devidamente atualizadas e, neste caso, o agricultor que recebeu ano passado não precisa se preocupar, pois será atendido normalmente. O governo repetirá os beneficiários de 2019.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, a parceria com sindicatos e secretaras municipais de Agricultura é essencial neste momento, para que o produtor seja beneficiado com uma política pública tão importante, principalmente neste momento de pandemia e crise na saúde. “Nossos técnicos e gerentes estão atendendo via site, email, telefones celulares, para que não haja prejuízo nenhum para os agricultores. É importante informar-se com um agente da Ematerce no seu município e apresentar sua demanda de sementes”, destaca Amorim.

Hora de Plantar

Em sua 33ª edição, o Hora de Plantar atendeu a 155 mil agricultores e distribuiu 3.140 toneladas de sementes, 5 mil m3 de maniva de mandioca, 4,5 milhões de raquetes de palma forrageira e 620.500 mudas frutíferas, de caju anão precoce e de mudas essências florestais e nativas. O programa iniciado pelo pai do governador Camilo Santana, Eudoro Santana, realizou um investimento de R$ 18 milhões via Fundo Estadual de Combate à Pobreza entre novembro e fevereiro deste ano.

Com colaboração da Ascom SDA