Hora de Plantar: Ematerce distribui mudas de cajueiro anão em Ocara-CE.

9 de março de 2021 - 16:02 # # # #

Edilmo Gurgel - edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ematerce de Ocara-Ce

 

Técnicos da Ematerce e da Secretaria de Agricultura de Ocara-CE entregam mudas de cajueiro anão precoce a agricultores.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA- e Ematerce, utilizando recursos financeiros do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), destinou mudas de cajueiro anão precoce para vários municípios tradicionalmente plantadores de cajueiros, por meio do Programa Hora de Plantar. Para o município de Ocara-CE, foram destinadas 75.050 mudas de cajueiro anão precoce, para beneficiar diretamente a 300 cajucultores que plantarão 368 hectares.

Os agricultores beneficiados, após quatro anos do recebimento das mudas, pagarão o valor de R$ 3,00 por muda. As mudas estão sendo entregues pela Ematerce e pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

300 agricultores foram beneficiados com mudas do programa Hora de Plantar, em várias comunidades de Ocara-CE.

As mudas distribuídas são de excelentes qualidades genéticas, oriundas de clones reconhecidamente produtivos e fornecidas ao programa Hora de Plantar por viveiristas tradicionais e reconhecidamente técnicos . Informam os técnicos Josimar Galdino da Silva, da Ematerce e o da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara-CE, Francisco Jeová Lima Paiva, responsáveis pela logística de distribuição das mudas no município. Os clones distribuídos são: CCP- 76; CCP- 09:BRS-226; BRS 265 e EMBRAPA- 51.

No início da distribuição foram contemplados os assentamentos Denir e Antônio Conselheiro e as comunidades Foveira, Seis Carnaúbas , Mato Queimado , Campos Foveira, Zacarias Açudinho e Placa do Zé Pereira. Cada unidade recebeu, em média, 1.000 mudas. Além da distribuição, a Ematerce é responsável pelas orientações técnicas, objetivando o aumento da produção e da produtividade da cultura e também, a diminuição das perdas no manuseio das mudas.

Comercialização

Os pequenos e médios produtores de castanha de Ocara-CE, comercializam sua produção de castanhas ( frutos) com os atravessadores de diferentes localidades. A maioria desses atravessadores, vendem para as indústrias e microindústrias de Barreira-CE, Aracoiaba-CE e para o mercado de Fortaleza-CE. Somente 20% da produção de castanha é beneficiada em pequenas agroindústrias em Ocara-CE.

A Ematerce orienta os produtores sobre como proceder no plantio das mudas de cajueiro anão precoce.

Parte da produção é adquirida pela Cooperativa Agroindustrial do Assentamento Federal Che Guevara, em Ocara-CE, que tem uma fábrica de beneficiamento. Outras unidades particulares da região compram a castanha e beneficiam com recursos próprios. Todas as agroindústrias de beneficiamento adquirem a castanha e mantém funcionando a indústria, por boa parte do ano. A castanha de Ocara-CE, também é vendida às cooperativas e agroindústrias de Pacajus-CE.

O caju “in natura”, geralmente é vendido para os supermercados de Fortaleza-CE , parte é vendida nas ruas e nas barracas instaladas na estrada BR-144( Estrada do Algodão). Pequena quantidade é exportada para São Paulo-SP. As famílias dos produtores rurais transformam o pedúnculo em cajuína, doces, geleias e outros subprodutos caseiros, ocupando a mão de obra e aumentando a renda das famílias dos pequenos produtores rurais.

O Engenheiro Agrônomo da Ematerce, José Airton Nobre de Araújo, responsável pelo posto avançado da Empresa em Ocara-Ce afirmou que, atualmente, a área plantada de cajueiro anão precoce no município é de 3.262 hectares que produz 1.933 toneladas de castanha. A área plantada de cajueiro comum é de 10.500 hectares, produzindo 4.200 toneladas de castanha.