Mudas do Hora de Plantar são entregues em Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri

28 de janeiro de 2021 - 10:25 # # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Escritório Ematerce Altaneira

O escritório da Ematerce de Santana do Cariri, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com as secretarias de agricultura de Altaneira,Nova Olinda e Santana do Cariri, iniciou a distribuição de mudas pelo Programa Hora de Plantar.

Na foto acima, o secretário de Agricultura de Altaneira Cezar Cristóvam (à esquerda) e o agente rural Henrique Paulo à direita) entregando mudas de caju para o agricultor Cicero Domingos (centro).

Estão sendo distribuídas mudas frutífetas e essências florestais como caju anão-precoce e sabiá. Ao todo, serão distribuídas 2.800 mudas de caju BRS 226, 2.900 mudas de caju CCP 076 2.700, mudas de sabiá e 1.700 mudas de aroeira, que ainda irão beneficiar um público de pouco mais de 25 agricultores.As entregas estão sendo feitas no escritório de Santana do Cariri e nos postos da Ematerce de Altaneira e Nova Olinda.

Para receber as mudas, os beneficiários precisam seguir os mesmo protocolos sanitários adotados anteriormente na distribuição da semente que são o uso de máscara e álcool em gel e manter distanciamento mínimo de 1,5 metros, além de estar portando o CPF, ter cadastro no HPNET e, obrigatoriamente, ter a declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.

Produtividade

Para o gerente local de Santana do Carirí Joaquim Neto, é de suma importância que o agricultor mantenha suas mudas protegidas, mantendo umidade e luminosidade suficiente para manter a vitalidade e, só efetuar o plantio quando o solo estiver com umidade suficiente e, assim, evitar a perda por estresse hídrico, pois se trata de mudas produzidas com qualidade, acompanhadas e fiscalizadas com bom potencial genético e com alta produtividade.

Para Joaquim, a sabiá é rentável economicamente pois nada se perde, extrai-se a madeira, a folha entra na alimentação dos ruminantes através de feno e as abelhas apreciam muito suas flores na procura por néctar para produção de mel, enquanto que a cajucultura é uma atividade econômica que vem numa crescente no Cariri.

Na foto abaixo, técnicos da Ematerce e da Secretaria do Desenvolvimento Regional recebem mudas do Programa Hora de Plantar

A exemplo disso, são os municípios de Mauriti e Missão Velha como principais produtores na região, apesar de não ter tanta expressividade como outras culturas. “Com esse programa de distribuição de mudas esperamos que não só o caju, não só a sabiá, mas outras culturas ganhem mais visibilidade e possam ser revitalizado na região, uma vez que o Cariri desponta como principal rota da fruticultura no Nordeste”, explica Joaquim, reforçando a essa ação promove uma visibilidade econômica na questão do extrativismo vegetal com manejo e assistência técnica adequada.

Fonte: Posto Avançado da Ematerce de Altaneira