Quixeramobim e Canindé finalizam entrega de sementes do Hora de Plantar

5 de fevereiro de 2021 - 09:14 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Nesta quinta-feira (4), foram concluídas, no município de Quixeramobim, aa entregas das sementes do Projeto Hora de Plantar aos agricultores do município. Durante 12 dias foram distribuídos 57.000 kg de milho híbrido e 12.500 kg de sorgo forrageiro, beneficiando cerca de 3.500 agricultores familiares.

A região do Sertão Central, que envolve os municípios de Quixeramobim, Ibaretama, Choró, Banabuiú, Quixadá, Milhã, Pedra Branca, Senador Pompeu, Deputado Irapuã Pinheiro, Solonópole, Madalena, Canindé e Itatira recebeu o total de 420 toneladas de sementes, sendo 1.500 de raquetes de palma forrageira, 1.100 metros cúbicos de manivas de mandioca, 12.500kg de sorgo e 57.000 kg de milho híbrido.

Durante a entrega de sementes no armazém central em Quixeramobim, produtores comemoram, apesar da pouca chuva ainda na região, o acesso às sementes que vão garantir comida à mesa e produção para geração de renda. Para o produtor João Ferreira do Nascimento, 75 (foto acima), que representa 130 agricultores, a chegada das sementes é sempre um aviso de esperança e de dias com mais trabalho e renda.

A entrega, na última sexta-feira (29), foi acompanhada pelo presidente da Ematerce Antônio Amorim (foto abaixo) e pelo gerente regional da Ematerce no Sertão Central Francisco Albany Rangel Rolim.

Protocolos

Visando cumprir os protocolos sanitários exigidos pelo Governo do Ceará e assim, obtermos bom êxito nos trabalhos de distribuição das sementes, procuramos o apoio da administração municipal, onde tivemos a participação efetiva dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Também, no sentido de evitar aglomerações, foi de fundamental importância a participação dos presidentes das associações comunitárias rurais, que através da federação foram convocados para levar e distribuir as sementes dos agricultores em suas respectivas localidades.

Para contribuir com a implantação de reserva alimentar estratégica para o rebanho bovino e ovinocaprino, foram entregues, no início deste ano, 250.000 raquetes de palma forrageira beneficiando 32 agricultores familiares deste município. Ainda em janeiro, foram distribuídos 200 m³ de manivas de mandioca para atender a uma demanda de 25 agricultores familiares, além de 3.500 mudas de acerola, caju, cajá, Goiaba, manga, e sabiá, que irão beneficiar 35 agricultores de Quixeramobim.

Com o objetivo que os agricultores não deixem de plantar na época mais oportuna, as sementes foram entregues antes mesmo do início das chuvas. No entanto, os agricultores estão sendo orientados a aguardar as condições propícias de umidade do solo para plantar suas sementes, evitando assim a perda e, consequentemente, o replantio.

Canindé

Observando todas as recomendações de distanciamento social por conta da pandemia, acompanhei em Canindé, na manhã desta quarta-feira (3), as entregas do Hora de Plantar, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, de 34.390 kg de sementes (feijão: 7.750kg; sorgo: 7.000 kg; milho variedade: 18.840kg e milho híbrido: 800 kg) e 4.150 mudas frutíferas e essências florestais (cajú anão: 1.750; manga: 800; aroeira: 750; sabiá: 850).

Na oportunidade estive com a prefeita Rozário Ximenes, o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o secretário de agricultura, João Paulo, e a presidente da Câmara de Vereadores, Karlinda Coelho. Acompanhe mais no canal da SDA no Youtube