Quixeramobim-CE: Hora de Plantar distribui manivas para agricultores familiares.

12 de março de 2021 - 15:48 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório de Quixeramobim-CE

 

O escritório da Ematerce de Quixeramobim-CE recebe manivas para distribuição 30 agricultores familiares inscritos no programa Hora de Plantar.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará-Ematerce-, escritório de Quixeramobim-CE, recebeu do programa Hora de Plantar, 100 metros cúbicos de manivas selecionadas de mandioca (sementes de mandioca), da variedade pretinha. Essa variedade é uma das que mais se adapta ao clima e ao solo da região. O programa Hora de Plantar foi instituído pelo Governo do Estado/Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA e executado pela Ematerce, em convênio com as Secretarias Municipais de Agricultura e Sindicatos Rurais. A Ematerce é responsável em orientar aos agricultores beneficiados sobre as técnicas de plantio e tratos culturais

.

Agricultor familiar chegando com as manivas à sua propriedade para efetuar o plantio.

A quantidade de manivas distribuídas, atenderá a 30 agricultores familiares do município de Quixeramobim-CE, sendo plantadas numa área total de 20 hectares de mandioca. Espera-se obter, nesta área, uma produção de 400 toneladas de raízes, ou seja, uma produtividade de 20 toneladas/hectare, já que a semente maniva distribuída pelo programa Hora de Plantar é de ótima qualidade fitossanitária e produtividade satisfatória.

O programa Hora de Plantar está na 34ª edição, distribuindo 3.410 toneladas de sementes selecionadas de feijão caupi, milho hibrido e variedade, sorgo forrageiro, mudas de cajueiro anão precoce, mudas de frutíferas,  manivas de mandioca, raquetes de palma forrageira e mudas florestais. Em 2021, o Programa atenderá a 150 mil agricultores familiares, investindo recursos do Fundo Estadual de  Combate à Pobreza- Fecop-, no montante de R$ 19 milhões. O Hora de Plantar atende à demanda de 182 municípios do estado.