Campanha contra Febre Aftosa vacinará no Ceará quase um milhão de animais na 2ª fase

19 de novembro de 2021 - 11:06 # # #

Valéria Barbosa - jornalista e Assessora de Comunicação Social - Ascom - Ematerce valeria.ferreira@ematerce.ce.gov.br fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – participou de reunião com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará- SDA- Associação dos Municípios do Estado do Ceará-Aprece- Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará-Adagri e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará -Fetraece com o objetivo de estabelecer os segmentos e orientações para o desenvolvimento da Campanha Contra Febre Aftosa 2021.2, que prevê vacinar animais até 24 meses. A vacinação acontece por todo o mês de novembro.

Segundo o diretor técnico da Ematerce – CE, Itamar Lemos Marques, foi definido que haverá vacinas para todos bovinos e bubalinos nessa etapa. Disse ainda, “que do rebanho estimado a ser vacinado, cerca de 950 mil animais já estão asseguradas 878 mil doses, que somadas às 200 mil de saldo da campanha anterior, ocorrida em maio até julho de 2021, será possível fazer uma total imunização.”

Destaca o empenho de todos os órgãos envolvidos para se obter os 90% previstos, de modo global, para o Estado ficar livre de aftosa sem vacinação. “Este percentual tem de ser atingido por município em número de animais e propriedades, já que na Campanha de 2021.1 conseguimos 87,56% (2.376.842 cabeças). As regiões que mais preocupam no momento são da Ibiapaba, Cariri e Metropolitana.”

Portanto, relata que a ideia é a realização de um trabalho integrado, alcançando todos os que tem responsabilidade nesta atividade econômica: prefeituras com suas secretarias correlatas, Ematerce, Adagri, sindicatos rurais (trabalhadores, trabalhadoras e pecuaristas), secretarias de educação com os professores (as), e alunos (as) e a da saúde (agentes), dentre outros.

Para acelerar o processo, alguns pontos foram determinados na reunião, como: tanto técnicos empregados da Ematerce, quanto das secretarias municipais afins poderão efetuar declarações de que algum produtor não tem mais bovinos ou não moram mais no município ou faleceram e que não tem mais animais bovinos. Um outro foi de que haja, também, a solicitação por parte dos proprietários de laticínios e queijeiras, da exigência da comprovação da vacinação dos animais dos produtores fornecedores de leite.

Um ponto conclusivo do encontro da Campanha Contra Febre Aftosa 2021.2 foi que deverá sair uma nova lei para o recadastramento dos rebanhos, pois a anterior ficou aquém dos objetivos propostos por diversos fatores, dentre eles a pandemia.