Ematerce ajuda produtor rural alcançar seus sonhos e tornar-se proprietário

9 de dezembro de 2021 - 08:00

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom Ematerce.

O produtor rural José Fernandes Lima (Zé do Cheiro) e o Engenheiro Agrônomo da Ematerce Dacio Pinheiro.

Hoje eu vou tentar contar uma história de vida de um agricultor e sua esposa, que vivem no imóvel Canário, no distrito de Barreiro do Jorge, no município de Farias Brito- CE, que fica na região do Cariri cearense, a 500 quilômetros de Fortaleza-CE. Lá conheci o agricultor José Fernandes Lima (Zé do Cheiro), 47 anos, e sua esposa Maria Vieira Pereira (D. Neide). São dois autênticos agricultores que trabalhavam como “moradores”, por 25 anos, em uma fazenda da região. Quando o dono morreu, os herdeiros deram-lhes as contas, sem nenhuma compensação monetária nem material, pelos longos anos de trabalhos como vaqueiro. Como Zé do Cheiro disse, saíram com uma mão na frente e outra atrás.

A agricultora familiar Maria Vieira Pereira (D. Neide), mostra sua criação de galinha caipira.

Foram morar pela redondeza, em terras arrendadas, até que um dia, manteve contato com os técnicos da Ematerce, escritório de Farias Brito -CE, e souberam que existia um meio de como ele adquirir uma gleba de terra para trabalhar e sustentar sua família. Era o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF. Em 2013, inscreveram-se nesse programa e adquiriram o sítio Carneiro, com 16,69 hectares. Em 2017, foi finalizada a aquisição da terra, com prazo de 20 anos para pagamento e 3 anos de carência, com taxa de juro de 0,5% ao ano, com bônus de 40% nas prestações pagas em dia.

Sempre com orientação técnica da Ematerce, através dos técnicos dos escritórios de Farias Brito- Ce e Crato-CE, foram assinados dois projetos objetivando formar uma certa infraestrutura produtiva na unidade agrícola. Dois SICs (Subprojetos de Investimentos Comunitários). Um foi para construção de moradia, armazém e o outro CIC para aquisição de bovinos leiteiros, um reprodutor, aves e implantação de 1 hectare de palma forrageira. Os SIC somaram o valor de R$ 74.800,00.

Plantel de bovinos mestiços/ holandês adquiridos com recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Para o Sr. Zé do Cheiro e D. Neide, as orientações dadas pelos técnicos da Ematerce, principalmente o Dr. Dácio Pinheiro, assessor de Programa Fundiário, no Regional da Ematerce do Crato-CE, foi de grande importância para alcançar o seu sonho, o seu grande objetivo na vida: morar no que é seu e criar seus animais, já que sempre trabalhou como vaqueiro. Hoje, é proprietário de sua pequena gleba de terra, com 16 bovinos, sendo 7 vacas, estando 5 em lactação, produzindo em média 35 litros de leite por dia e queijo e também, criando frangos caipiras que são vendidos na comunidade. A renda mensal bruta da família gira em de R$ 2.550,00/mês e a renda líquida garantida é de um salário-mínimo/mês.

As pretensões do Sr. Zé do Cheiro é solicitar aos técnicos da Ematerce para fazer um Pronaf, no valor de R$ 31.000,00 para investir em um sistema de irrigação e implantar forragem e também substituir algumas matrizes bovinas. Tenho certeza que, com o nosso trabalho e a ajuda de Deus, pagaremos sem atraso as prestações do projeto, acrescenta o casal de agricultores.