Governo do Ceará transforma o Programa Hora de Plantar em Politica Pública de Estado

22 de dezembro de 2021 - 11:11

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos de arquivo da Ascom/Ematerce

Plantio de palma forrageira consorciada com milho.

O programa do Governo do Estado do Ceará “Hora de Plantar”, está completando, em 2022, 35 anos de existência, proporcionando incrementos significativos da produtividade agrícola e consequentemente, no aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. O Programa Hora de Plantar é financiado pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop e do tesouro do estado, no valor de R$ 20,2 milhões, acrescido de R$ 820 mil do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR. A coordenação geral é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA –, e a execução e assistência técnica fica a cargo da Ematerce, em parceria com as Secretárias Municipais de Agricultura.

Presidente da Ematerce, Antônio Amorim entregando sementes a produtor rural.(Foto antes da pandemia).

A longevidade do Hora de Plantar atesta a importância de sua atuação, sua necessidade e sua acolhida pelos agricultores familiares, caracterizando-se como uma politica pública ou de estado e não com uma politica de governo. O Programa Hora de Plantar, em 2021, através da Lei Ordinária nº 17.534, passou a ser uma Politica Pública de Estado, destinada ao fomento à produção rural, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para a agricultor familiar, trazendo a esse Programa sua perenidade.

Distribuição de mudas de cajueiro anão precoce por técnicos da Ematerce.

Para 2022, o Programa Hora de Plantar adquiriu manivas sementes, essências florestais nativas, cajueiro anão precoce, frutíferas, raquetes de palma forrageira e sementes de grãos diversas e sorgo. A quantidade comprada e que serão distribuídas, já a partir de dezembro/2021 são: 2.823,75 toneladas de sementes e mudas sendo: 386,24 toneladas de milho variedade; 2.087,51 toneladas de milho híbrido; 100 toneladas de feijão caupi; e 250 toneladas de sorgo forrageiro. Está ofertando também: 4.710 metros cúbicos de sementes manivas; 450 mil mudas de cajueiro anão precoce; 7.730 mudas de acerolas; 2.440 mudas de cajá; 9.910 mudas de goiabeiras; 12.070 mudas de mangueiras; 1.710 mudas de umbu cajá; 11.536.500 raquetes de palma forrageira; 86.900 mudas de espécies florestais nativas, beneficiando cerca de 157.400 agricultores familiares, em todos municípios do Ceará, através dos escritórios da Ematerce e com a logística das Secretarias Municipais de Agriculturas.

Produtor rural inscrito no programa Hora de Plantar recebendo sementes no escritório da Ematerce.

O Programa Hora de Plantar objetiva fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético e propiciando o aumento da produção e da produtividade das culturas e melhorando o nível de renda dos beneficiados. Substituir o costumeiro plantio de grãos por sementes e mudas de qualidade comprovada; ampliar a oferta de mandioca para as agroindústrias de farinha e de goma; contribuir para a implantação de reserva alimentar estratégica para os rebanhos bovinos, ovinos e caprinos, por intermédio do plantio de novos campos de sorgo forrageiro, mandioca e palma forrageira; apoiar e incentivar o florestamento e reflorestamento de espécies vegetais nativas e incentivar o plantio de espécies frutíferas. Esses são alguns dos objetivos específicos do Programa.

Os resultados esperados pelo Programa Hora de Plantar, em 2022, com base na qualidade das sementes e mudas distribuídas e também, das orientações técnicas da Ematerce, será atendida uma área de 161.896 hectares e se espera obter um Valor Bruto de Produção – VBP- de R$ 723,4 milhões, atendendo a 150.245 agricultores sem repetição, com a geração de 25.129 empregos diretos no campo.